04/08/2014

Lâminas Raspadoras para Rotogravura

angulorotogravura

Por muitos anos o mercado internacional aplicou a mesma lâmina da Flexografia na Rotogravura, e a ROLF MEYER, fabricante alemão de renome internacional, resolveu concentrar seus esforços no sentido de desenvolver tecnicamente uma lâmina apropriada exclusivamente para aplicação em Rotogravura. O produto deste desenvolvimento foram aços especiais e o rebaixo STABLE, exclusivo para impressão em Rotogravura.

REBAIXO STABLE

Diferente da Lamela comum a qual apresenta um degrau de diferença de espessura entre lâmina e rebaixo que limita a raspagem com segurança, o rebaixo STABLE é em ângulo específico, proporcionando segurança na raspagem por toda a vida útil da lâmina. Essa característica confere muito mais estabilidade durante a raspagem e é de extrema importância na Rotogravura, pois a lâmina está sob constante pressão do movimento do cilindro e do acúmulo de tinta.

O acúmulo de tinta sob a lâmina é disperso devido à micro canais formados pelo polimento do rebaixo que direcionam o volume de tinta raspado para as laterais da peça da lâmina diminuindo a pressão, favorecendo ainda mais a estabilidade da lâmina durante a raspagem.

O rebaixo STABLE pode ser encontrado em duas linhas diferentes de produtos ROLF MEYER; a linha SE, construída com aço de qualidade padrão e maior competitividade em relação aos produtos disponíveis no mercado. E na linha MGSP, a versão “Longa Vida” na linha de materiais da ROLF MEYER. A composição estrutural do aço utilizado na construção desta lâmina é elaborada especialmente para gerar maior resistência e rendimento, mantendo as ótimas propriedades de uniformidade, planicidade e paralelismo encontradas nos outros materiais da ROLF MEYER.

O cobrimento de cerâmica aplicado na extremidade com o rebaixo confere um alto nível de resistência ao desgaste. O aço empregado na construção da base da lâmina apresenta microestrutura circular nas partículas químicas e metálicas, garantindo resíduo de raspagem muito mais uniforme, diminuindo ou eliminando a possibilidade de riscos no cilindro.

É o produto ideal para longas tiragens, pois seu rendimento elevado diminui drasticamente as paradas de máquina aumentando a produtividade da máquina e dos colaboradores.

Este é o produto mais inovador para aplicação em Rotogravura. Além de ser construída com o aço ROLF MEYER MEGAPRINT Longa Vida, a lâmina recebe um tratamento especial no rebaixo chamado PROTECT. Trata-se de um cobrimento adicional de Níquel com propriedades anticorrosiva e lubrificante, sendo ideal para tintas à base de água e com mínimo atrito na raspagem garantindo maior vida útil ao cilindro.

A combinação das características especiais dos aços ROLF MEYER, tratamentos de superfície e o rebaixo STABLE trazem benefícios no processo de impressão em termos de estabilidade de raspagem e rendimento que se traduzem em tiragens de impressão maiores e com mais qualidade, reduzindo muito as paradas de máquina em função de troca de lâminas.