10/03/2014

Fitas de Alumínio Para Bordas de Clichês

Uma vez montados sobre o cilindro, clichês de impressão precisam se manter imóveis durante todo o processo de impressão. Para isso, operadores costumam utilizar fitas adesivas para fixar as bordas de clichês. Há vários tipos disponíveis no mercado e estas fitas são muito facilmente confundidas com fitas adesivas de uso geral. As fitas apropriadas devem não só fixar as bordas do clichê, mas também vedar a montagem do clichê sobre a fita dupla-face acolchoada.

Fitas_d_aluminio Como o processo de impressão gera resíduos de tinta e solvente, as vezes é necessário fazer paradas de máquina para limpeza do clichê. Se a fita de bordas não tiver resistência suficiente no dorso e adesivo, não resistirá a limpeza e permitirá a infiltração de resíduos entre a fita acolchoada e o clichê, comprometendo toda a montagem do trabalho.

Com o objetivo de sanar esta situação, a Soléflex traz ao Brasil com exclusividade uma fita de alta adesão e dorso 100% alumínio. A alta adesão da fita promove ótima fixação e o alumínio molda-se com muita precisão ao formato do clichê em contato com a fita. Desta forma temos uma perfeita fixação e vedação do clichê, permitindo limpeza de clichês em máquina e, maior facilidade no reaproveitamento da fita acolchoada em novos trabalhos de impressão.

Entre os desafios do dia-a-dia da impressão flexográfica está a contraditória missão das fitas para montagem de clichês. Por um lado devem fixar firmemente o clichê ao cilindro, mas por outro lado devem ser de fácil desmontagem.  Uma série de fatores pode influenciar no desempenho das fitas dupla-face para fixação de clichês, e em várias das situações inusitadas durante o processo de montagem e impressão as fitas adesivas para bordas de clichês se tornam uma solução.

A construção da fita de borda se assemelha a construção de fitas de uso geral; é composta pelo substrato no qual o adesivo é aplicado, chamado de Dorso; e a camada de adesivo que, porém a aplicação das fitas de borda requer alguns atributos que fitas adesivas de uso geral não possuem. Alguns desses atributos são resistência mecânica, resistência química, adesivos especiais para diferentes situações, adesão reforçada, entre outros.

A princípio, aplicação das fitas de borda parece ser apenas uma, porém a identificação do tipo de aplicação pode ser decisiva na obtenção de sucesso. Certamente que a aplicação primeira deste tipo de material é manter as bordas do clichê muito bem fixadas. Dependendo de como foi feita a montagem do clichê, são diferentes as superfícies de aplicação da fita de borda, que é exatamente o que define os diferentes tipos de fita a serem utilizados.